Sunday, November 30, 2008

Farofias com leite creme


...com as suas 'petites amandes éfilees'

175g de açúcar
5 ovos
2 colheres de sopa de farinha Maizena
1L de leite meio gordo
1 pau de canela
1 limão

PREPARACÃO:
Aquece-se o leite juntamente com o pau de canela, casca de limão a gosto e, caso se goste, umas gotas de extracto de baunilha.
Entretanto, separam-se as claras das gemas. Batem-se as claras em castelo com uma pitada de sal fino e 4 ou 5 gotas de limão. Quando as claras estiverem firmes, junta-se 75g de açúcar e bate-se mais um pouco.
Quando o leite estiver quase a ferver, baixa-se o fogo e juntam-se colheres de sopa bem cheias de claras. Deixar as claras cozer durante 10 a 15 segundos, vira-las com a ajuda de um garfo tendo cuidado para que não se partam e deixar cozer mais 10 ou 15 segundos. Uma vez cozidas, tiram-se com uma escumadeira e põem-se a escorrer numa rede ou passador. Repetir o processo até termirarem as claras.
Após todas as claras cozidas, tira-se o leite do fogão e filtra-se para tirar as cascas de limão, a canela e eventuais pedaços de claras (de preferencia, põe-se o leite filtrado noutro tacho para evitar que a gordura queimada do fundo do tacho se descole e se misture com o leite creme).
No fim de escorridas as claras, põe-se numa taça funda.

Leite Creme:
Numa taça, batem-se as gemas e o açúcar (100g) com uma vara de arames até obter um creme homogéneo e esbranquiçado. Juntam-se as duas colheres de sopa de farinha Maizena e continua a bater-se tudo. Junta-se uma chávena de leite frio ao preparado, batendo sempre.
Finalmente, continuando a bater com a vara de arames, vai-se juntando o leite que serviu para cozer as clara (não juntar o leite muito quente para que as gemas não talhem).
Levar esta mistura a cozinhar em lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau.
Quando o creme tiver a consistência desejada, tirar o creme do fogão e deitar por cima das farófias.

As farófias podem ser decoradas com amêndoas laminadas e/ou canela.
Servem-se normalmente frias.

No comments: